Livro lançado no Circuito Ubu.

 

Todos queremos cidades com serviços eficientes e baratos que melhorem o transporte, a saúde, a moradia, a educação etc. Mas a questão é como evitar que nossas cidades se tornem máquinas de precarizar trabalhadores, beneficiando apenas interesses privados. A smart city – essa “grife” que se tornou a cidade repleta de serviços de empresas Big Tech – se mostrou muito mais funcional, otimizada e controlada do que participativa, sustentável e justa.

 

Como contraponto a esse sistema neoliberal, os especialistas em tecnologia e seus impactos socioeconômicos Evgeny Morozov e Francesca Bria oferecem uma série de exemplos e estudos de caso de formas de gestão cooperativa. Por exemplo, as cidades de Amsterdã e de Barcelona, por meio do projeto Decode, iniciado em 2017, buscam implementar uma infraestrutura descentralizada de dados que devolve o controle sobre as informações aos cidadãos e oferece soluções de gerenciamento de dados flexíveis e atentas à privacidade. De forma similar, o programa Datacités, lançado em 2016 em Paris, aborda o tópico do direito dos cidadãos a dados como bens públicos por meio do envolvimento de todas as partes interessadas no processo. O programa também incentiva modelos alternativos para serviços urbanos nas áreas de mobilidade, energia e controle de resíduos com base na concepção de dados como recursos públicos.

 

Para Morozov e Bria, retomar o controle sobre tecnologias, dados e infraestruturas é imprescindível para a gestão cooperativa da cidade inteligente do futuro – democrática e inclusiva.

A cidade inteligente - Tecnologias urbanas e democracia

SKU
9788571260467
Em Estoque

Calcule seu frete

Desculpe, houve um erro enquanto este conteúdo era gerado.

    Tradução

    Humberto do Amaral

    Prefácio

    Rafael A. F. Zanatta

    Coedição

    Fundação Rosa Luxemburgo
Características

Idioma

 português

Tipo

  brochura

Formato

 12 × 18 cm

Páginas

 192

Peso

 440 g

ISBN

 978-85-7126-046-7
Compre em ebook
Desculpe, houve um erro enquanto este conteúdo era gerado.
o que você achou do livro?
escreva seu comentário
Você está avaliando:A cidade inteligente - Tecnologias urbanas e democracia
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5